Aumente a Produtividade da sua Equipe com 6 Dicas Preciosas

A produtividade é uma preocupação crescente entre líderes e gestores. Motivar os funcionários para que eles se tornem mais produtivos e potencializem os ganhos da empresa é um grande desafio. Ao mesmo tempo, é fundamental para o sucesso da organização, que necessita cada vez mais de pessoas participativas, engajadas e focadas em resultados.
Pensando nisso, listamos 6 dicas que farão aumentar a produtividade de seus colaboradores.

1. Funções devem ser bem delimitadas

Para um funcionário dar tudo de si na empresa, é importante que ele saiba exatamente quais são suas tarefas e objetivos. A pessoa precisa entender quais são suas responsabilidades e se sentir parte do processo. Não dá mais para o colaborador apertar um botão, por exemplo, sem saber a importância que aquela tarefa tem para o todo.
Para isso, o gestor deve elaborar e implantar um plano de carreira e de cargos e salários na empresa e também um programa de metas para que cada um saiba o seu papel dentro das estratégias e objetivos gerais da organização. Ao perceber a sua função dentro de um contexto maior, o colaborador vai compreender melhor a importância de seu trabalho, aumentando sua produtividade.

2. Planejamento Corporativo

Para ter metas e objetivos bem claros a seus funcionários, é importante ter um planejamento bem detalhado e aprofundado a respeito da empresa e dos rumos que ela quer tomar. Por isso, é fundamental aprender sobre Planejamento Corporativo, pois isso ajudará a organizar melhor a sua empresa para potencializar todas as habilidades e valências de seus colaboradores, proporcionando funcionários mais produtivos.
O planejamento mira a definição de ações e metas bastante claras para alcançar os objetivos em um tempo determinado, que pode ser desmembrado em curto, médio e longo prazo. A construção desse planejamento alinha os objetivos da companhia com os dos colaboradores, dando maior motivação e interesse das pessoas em lutar pelos objetivos, que devem estar relacionados ao seu desenvolvimento, pessoal e profissional.
O Planejamento Corporativo é positivo em vários aspectos. Veja:

• Busca soluções para acabar com o retrabalho e o desperdício;
• Direciona e otimiza recursos;
• Qualifica o controle de procedimentos e processos;
• Foca na compreensão e resolução dos problemas.

3. Capacitação de Profissionais

Uma forma de motivar e deixar os funcionários mais produtivos é por meio do investimento em capacitação de profissionais. Essa ação tem dois pontos positivos em termos de produtividade. Em primeiro lugar, o colaborador vai se sentir mais motivado, pois percebe que a empresa está olhando por ele e qualificando-o. Por outro lado, a capacitação tornará a pessoa mais preparada para encarar os desafios diários e trilhar suas ações rumo às metas e objetivos traçados pela empresa.
Portanto, investir na capacitação de profissionais é duplamente favorável para manter um time motivado e cada vez mais produtivo. Sendo assim, é recomendável:

• Promover programas de capacitação baseados no plano de carreira e nas metas da empresa;
• Incentivar a procura por capacitação e reciclagem.

Mas tenha sempre em conta que é preciso entender quais são as habilidades e competências de cada colaborador para oferecer a capacitação mais adequada para um melhor aproveitamento no trabalho.

4. Reconhecimento é fundamental

O reconhecimento deve ser um item com espaço destacado no dia a dia de líderes e gestores. É essencial observar e demonstrar esse sentimento perante o colaborador que desempenham bem suas funções. Isso garante funcionários mais produtivos e motivados a perseguir seus objetivos e os da organização.
Uma forma de estimular os colaboradores a contribuírem continuamente com a companhia é oferecer ajustes salariais que estejam relacionados com o plano de carreira, pois é uma mostra clara de retorno para tarefas muito bem executadas. Outra forma de incentivar os funcionários é oferecer prêmios específicos, bônus e benefícios personalizados, que vão ganhar a empatia da pessoa.
Mas cuidado: dinheiro e presentes não valem de nada se o gestor não se mostrar próximo de seus liderados e valorizar o dia a dia, com conversas e gestos. Respeito, cordialidade e diálogo também podem ser ótimos combustíveis para ter funcionários mais produtivos.

5. Comunicação deve ser clara

Manter um canal de comunicação aberto aos funcionários é uma obrigação do líder, que deve sempre comunicar de forma bastante clara os objetivos, valores e missão da organização. É fundamental que o gestor ouça o que os funcionários têm a dizer. Para isso, se faz necessária uma relação de confiança entre as duas pontas para que melhorias e sugestões possam ser apontadas e todos se sintam à vontade em contribuir para melhorar o ambiente e a produtividade da empresa.
Além do gestor se manter próximo de seus colaboradores para que laços sejam criados e haja um maior diálogo, é fundamental implantar um canal de comunicação interno formal. Ambas as coisas poderão manter as pessoas engajadas na causa da empresa, pois elas sentirão que são ouvidas e que a opinião delas, muitas vezes relevantes por estar em contato direto com várias situações, conta de fato.

6. Garanta qualidade de vida

Qualidade de vida hoje em dia é fundamental também no ambiente corporativo. E isso pode ser feito com a ajuda do colaborador, que vai se sentir parte de uma busca por um bem-estar comum no trabalho.
Uma sugestão é realizar uma pesquisa de clima organizacional, que busque saber fatores que trazem motivação, satisfação e bem-estar aos funcionários. Compreender o que eles pensam nesse aspecto auxilia na formulação posterior de programas de qualidade de vida e cidadania. Esses devem dialogar com as expectativas apresentadas pelos colaboradores e que também estejam alinhadas com as estratégias e objetivos da empresa.

Podem ser abordadas aspectos como:
• Ambiente de trabalho;
• Relação com os colegas e chefes;
• Cultura organizacional;
• Fatores externos (vida social, saúde, lazer, família, etc.).

A realização de atividades que tragam bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores certamente vai impactar nos resultados e aumentar a produtividade.

Investir no funcionário é investir na empresa e na produtividade

Como vimos, para ter funcionários mais produtivos é preciso que, cada vez mais, eles sejam incluídos de fato nos rumos da empresa. Não apenas fazendo tarefas determinadas, mas sabendo quais objetivos (pessoais, profissionais e empresariais) serão atingidos com aquela tarefa ou função. E que a luta dele não será em vão, pois ele será reconhecido pelo seu desempenho.
Para isso, é preciso um bom planejamento, com ações e metas claras e uma comunicação adequada. Outra forma de motivá-los é investindo na capacitação dos profissionais e em criar um ambiente de trabalho saudável para a produtividade. Enfim, investir em seus funcionários é investir na empresa, e os resultados certamente serão amplificados.

Deixe uma resposta

Posts Recentes

gestão e liderança
Gestão e Liderança em Orlando – Tudo que você precisa saber
8 de novembro de 2017
benchmarking
Benchmarking – Você ainda não faz?
7 de novembro de 2017
Capacitação Profissional
Capacitação Profissional: 5 benefícios para a empresa que investe em seus colaboradores.
1 de agosto de 2017

Para Líderes e Gestores

Infográfico: Liderando sem Resultados

Curta a Intercâmbio no Facebook!